Comunicação em prol da Conservação

Home / Conteúdos / “A Importância da Comunicação na Gestão Colaborativa de Áreas Protegidas” – SAPIS, 2021

“A Importância da Comunicação na Gestão Colaborativa de Áreas Protegidas” – SAPIS, 2021

Vídeo da participação no SAPIS disponível abaixo.

Quer saber como diferentes formatos e linguagens de comunicação beneficiam pessoas e áreas protegidas?

Confira nossa roda virtual de conversa que aconteceu no X SAPIS / V ELAPIS* realizada no dia 04 de novembro de 2021.

Dialogamos como a comunicação, na perspectiva colaborativa, pode atuar em prol da conservação da natureza gerando benefícios que, para além dos processos de gestão, sejam capazes de extrapolar os seus limites territoriais, fortalecendo espaços e mecanismos de governança.

A proposta do diálogo tem origem no trabalho que o “Grupo de Comunicação em prol da Conservação Colaborativa” apresentou na ocasião do Curso “Conservação Colaborativa em Áreas Protegidas; um novo paradigma de gestão?”, em maio de 2021, promovido pelo departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) como parte do projeto de pós-doutorado do pesquisador Claudio C. Maretti.

Acreditamos que a complexidade dos territórios das áreas protegidas necessita de diferentes ações de comunicação para alcançar os objetivos de conservação da biodiversidade, juntamente com o engajamento e a participação de múltiplos atores.

Essa roda de conversa abre possibilidades para inspirar e criar novas estratégias de comunicação e, consequente, o engajamento da sociedade para a conservação colaborativa de áreas protegidas, principalmente, pensando nas novas tecnologias virtuais e no fortalecimento do jornalismo ambiental, bem como na área de comunicação – e em suas habilidades como um todo. É com base nessas perspectivas que esta proposta se constrói.

Agradecemos noss@s convidad@s pela participação e rica troca! E a você que nos assiste.

Grupo de estudo “Comunicação em prol da Conservação Colaborativa”/Depto Geografia USP:

Ana Celina Tiburcio, Cláudio Maretti, Duda Menegassi, Elizabeth Oliveira, Juliana Fukuda, Leonardo Rodrigues e Raiane de Melo Viana

*O Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) e o Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS), constituem relevantes eventos acadêmicos que tratam da temática da proteção ambiental e a inclusão social no Brasil e na América Latina, abordando assuntos atuais e complexos, com abordagem interdisciplinar a partir de olhares de diferentes segmentos da sociedade.