comunicação e gestão
Comunicação e Sustentabilidade
Por Ana Celina Tiburcio
Você sabia que a comunicação integrada pode ajudar
a comunicação para a sustentabilidade?
Muitas vezes me pego fazendo a leitura de como a comunicação pode ajudar a fortalecer a gestão de organizações e áreas protegidas e, assim, ampliar sua voz em relação às demandas num contexto e/ou território.
Essa leitura passa pela percepção de que a falta de investimento e planejamento da comunicação traz uma deficiência comum no sentido de estabelecer relacionamento com públicos de interesse e de construir credibilidade. Bem como no sentido do fortalecimento institucional e do reforço na estratégia de posicionamento da marca – atribuindo diferentes vantagens como apoio e parceria.
“Dialogue com múltiplos grupos de interesse e valorize os relacionamentos.”
Mais do que uma vantagem competitiva, a comunicação integrada tem como benefício a redução de gastos no orçamento, bem como a diminuição de retrabalhos e estresse.
Principalmente em tempos de CRIsE, CRIE!
Isso é também sustentabilidade! Crie uma cultura de comunicação na sua gestão, comunicar é preciso! E seus vieses são muitos…
Criei em 2010 a estruturação da Comunicação Organizacional Integrada como prática a ser explorada por organizações para o alcance de seus objetivos, resultados e sustentabilidade – uma análise que dispôs tais elementos no cenário de gestão e atuação de organizações ambientalistas. E que podem ser trabalhadas em outros espaços de gestão também.
Esse modelo é recomendado para organizações e para gestões que precisam criar, planejar e desenvolver uma estratégia de comunicação que traga uma visão sistêmica de seu lugar de atuação para com o “mundo” ao redor.
A visão integrada das Relações Públicas oferece ferramentas tanto da comunicação institucional quanto das interna e administrativa; mercadológica, digital, e a assessoria de imprensa, sobretudo para o estabelecimento de bons relacionamentos.
As relações públicas como estrategista da comunicação integrada oferecem sugestões de ações de comunicação às organizações como forma a impulsionar seus negócios e interesses e da própria sociedade civil.
Neste olhar, a comunicação integrada deixa de ser meramente tática e passa a ser considerada uma área estratégica.
“Comunicação para a Sustentabilidade
abrange comunicação com os objetivos
de dialogar, mobilizar e educar
os diversos públicos de relacionamento”
O serviço de consultoria pode desenhar um processo de desenvolvimento de comunicação organizacional ou redesenho (atualização) do plano e estratégias de comunicação organizacional, bem como ações sob medida para cada caso.
Planejar é preciso!
Tudo vem mudando de forma dinâmica e isso afeta as pessoas, que consequentemente, afeta as organizações os espaços da sociedade em geral. Olhar para a Comunicação de forma estratégica é fundamental para a saúde integral da gestão da sua causa, propósito e/ou negócio.
Problemas, desafios e dificuldades do presente podem ter raiz no passado. A Comunicação estratégica, como o nome diz, faz parte do todo da gestão estratégica de qualquer empreendimento. Pense nisso.
Otimize seus investimentos nas redes sociais com uma comunicação autêntica e assertiva.
Como você entende sobe isso? Em que ponto da comunicação você tem dificuldade em sua gestão?
Vejo você por aqui. E no próximo post tem mais. Até lá!
CurtirNenhuma curtida, seja o primeiro!
Comentários