Conservação Voluntária da Natureza

Home / Conteúdos / RPPNs SP SÃO CASE SOBRE OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA COP 14 NO EGITO

RPPNs SP SÃO CASE SOBRE OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA COP 14 NO EGITO

 

RPPNs SP SÃO CASE SOBRE OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA COP 14 NO EGITO

“As Unidades de Conservação e a importância para a proteção da biodiversidade” foi o tema (em português) da advogada da Fundação Florestal, Jéssica de Carvalho Hipólito, que palestrou no workshop “Biodiversity Law & Governance Day 2018”, na manhã do dia 23.11.18, na CBD/COP-14  14ª reunião da Conferência das Partes (COP 14) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) – em português. A palestra foi intitulada: “The Protected Areas and the Importance of the Biodiversity Protection” e o evento foi coordenado pela Professora e Superintendente de Gestão Ambiental da USP, Patrícia Faga Iglecias Lemos.

A apresentação tratou dos programas de incentivo e fomento desenvolvidos pelo Estado de São Paulo para apoio às RPPNs – o “Programa RPPN Paulistas”, com a indicação dos resultados obtidos a partir da implementação dos projetos e, ao final restou travada a correlação das sobreditas ações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e com as Metas de Aichi.

Dentre as considerações finais destacou-se a relevância das Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs para a proteção da biodiversidade, especialmente por meio da instituição e aumento dos corredores ecológicos, da proteção dos recursos hídricos, proteção da flora e fauna, além do importante trabalho de contenção dos efeitos das mudanças climáticas.

O convite para a realização da palestra se deu no âmbito do curso “Direito Ambiental e aspectos da Regularização Fundiária”, ministrado pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo – ESPGE.

Referência: Fundação Florestal/ Governo do Estado de São Paulo

______

A FREPESP agradece o “Programa RPPN Paulistas” da Fundação Florestal / SMA-SP, especialmente no nome da Ana Xavier e Oswaldo Bruno, que em parceria com a FREPESP tem sido fundamental para avançar em realizações, conquistas e oportunidades para as RPPNs do Estado.

O convite à advogada Jéssica é a prova do reconhecimento do trabalho da Fundação Florestal em prol da conservação da natureza – nos âmbitos público e privado. Porém, indiferentemente tem sua contribuição às sociedades local e global conforme sistematizam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como Objetivos Globais.

Programa RPPN Paulistas

O Programa Estadual de Apoio às RPPN Paulistas tem como objetivos estimular a criação e implementação de RPPN no Estado de São Paulo mediante uma série de ações de apoio e incentivo aos proprietários. O Programa RPPN Paulistas é coordenado pela Fundação Florestal, sendo instituído pelo Decreto Estadual n° 51.150/2006.

______________________________________________________________

Comunicação FREPESP 
Ana Celina Tiburcio 
Comunicação e Conteúdo Ambiental