Blog
Comunicação em Áreas Protegidas
Por Ana Celina Tiburcio
Por que a Comunicação é deixada de lado na Gestão de Áreas Naturais Protegidas?
Há alguns anos acompanhando sobre oportunidades e desafios quanto a gestão das áreas protegidas – ora mais especificamente sobre as Unidades de Conservação, observo que evidencia-se cada vez mais a importância de considerar a comunicação na Gestão de Áreas Naturais Protegidas (ANP).
Oportunidade ou desafio? Comunicação é oportunidade! Comunicação é desafio!
E a forma com que é trabalhada profissionalmente dirá o peso destes dois elementos que formam esta desta dupla inseparável…e constante – pela sua dinamicidade atrelada aos seus objetivos e de se fazer entender face aos públicos, frente aos resultados almejados…
Se trabalhada de forma consistente, a Comunicação é oportunidade para desafios das Áreas Naturais Protegidas. Além de vir como elemento estratégico ao encontro da melhoria da gestão.
Geralmente nos Planos de Manejo de Unidades de Conservação, a comunicação está atrelada à Educação Ambiental. Sim, em muitos pontos elas se encontram, ao mesmo tempo, falta um olhar estratégico e que pode alavancar e guiar a gestão destas áreas em muitas de suas ações e diante de seus públicos – incluindo as parcerias e grupos de interesse de modo geral.
Em termos de gestão, assim como empresas e organizações da sociedade civil, é preciso encarar as ANP como organizações dos sistemas da natureza.
Pra começo de conversa é isso.
Há interesse em continuar esta prosa? Entre em contato e solicite uma consultoria.
A mudança de percepção das áreas protegidas por parte da sociedade deve residir
na adequada Comunicação de seu papel fundamental para as pessoas
Comentários