Reserva Particular do Patrimônio Natural
RPPN SÉRIES
“MINHA RPPN E A MATA ATLÂNTICA” é a série da FREPESP que vem pra notar o Dia Nacional da Mata Atlântica, que é comemorado em 27 de maio, e combinar o universo das RPPNs paulistas que ocorrem neste importante Bioma para o Brasil.
O Bioma Mata Atlântica abriga cerca de 70% da população brasileira. Segundo dados divulgados, em 2016, pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Estado de SP tem hoje 22,9% (cerca de 3,9 milhões de ha) de sua Mata Atlântica original – pela metodologia de 3 ha, considerava-se que este total era de 2,7 milhões de ha, ou 16,2%. Saiba mais aqui.
Mesmo já muito comprometida pelo seu desmatamento que se iniciou há mais de 500 anos, a Mata Atlântica possui uma das mais ricas biodiversidades do Planeta! Muitos remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica no Estado estão em terras particulares.
E as RPPNs são um instrumento de vital estratégia para esta floresta se enriquecer, se conectar por meio dos corredores ecológicos, se fortalecer diante sua própria diversidade de vida e se manter como produtora de água para milhares de pessoas e regiões que se beneficiam de seus benefícios ambientais.
Então, esta Série, com a ideia de registrar uma lembrança, pretende também levar uma mensagem de sensibilização quanto à necessidade de se preservar e conservar as florestas para todos os seres vivos que dela sustentam a VIDA.
“Minha RPPN e a Mata Atlântica traz postagens, nas redes sociais da FREPESP, de RPPNs e RPPNistas de histórias, atividades, ações e projetos – imagens e depoimentos de RPPNistas.
“Minha RPPN” significa, também, “Nossa Mata Atlântica” já que a conservação da natureza beneficia a todos!
Participe!
Como faço para participar?
É simples!
Envie para a FREPESP qualquer (ou quaisquer) uma das opções que seguem:
• Fotos – paisagem, flora, fauna, detalhe…
• “Depoimento” – “sentimento” sobre a RPPN..a Mata…a natureza.
• Pensamento…poema, relato, “causo”.
• Atividade(s) realizada(s)/ projeto.
• Curiosidade da/ sobre a RPPN.
• Um antes e depois – reflorestamento por ex./ cercamento/ proteção nascente…
• Algo pontual ou do dia a dia…
Ainda:
• Imagem ou vídeo de câmera trap – por exemplo, pra mostrar a fauna da Reserva.
• Pode falar de uma espécie que aprecie, seja abundante ou em perigo de extinção.
• Pode ser uma espécie símbolo da RPPN, da região…
• Pode ser um texto pequeno, médio ou grande.
• Pode ser uma foto com a família, amigos, paisagem…
Textos podem ter inspiração nas questões abaixo:
• O que minha RPPN representa para mim e minha família?
• O que representa viver na mata atlântica? Ter uma RPPN?
• O que aprendi com minha RPPN?
• Que desafios e recompensas possuo com minha RPPN?
• Tenho alguma história, curiosidade e/ou projeto pra contar? Qual?
Participe da divulgação das RPPNs e sua maravilhosa diversidade e biodiversidade!
Clique e confira:
—
Para entender melhor a série “BORANDÁ e as RPPNs SP” vamos conhecer um pouquinho o que é o Movimento Borandá que tem o seguinte ‘slogan’:
A MATA NO CORAÇÃO DAS PESSOAS E AS PESSOAS NO CORAÇÃO DA MATA
Uma iniciativa do “Programa Mata Atlântica e Marinho” do WWF-Brasil, o Movimento Borandá tem o objetivo de incentivar a todos a conhecer melhor a Mata Atlântica. Seja em caminhadas, trilhas, escaladas ou simples passeios no parque mais próximo da sua casa. A junção das palavras “bora” e “andar” é um convite à reaproximação da natureza.
Assim, busca mobilizar as pessoas para uma cultura de trilhas e ampliar a rede de valorização e proteção da Mata Atlântica.
CAMINHO DA MATA ATLÂNTICA
O Movimento Borandá, apoia o Caminho da Mata Atlântica, uma trilha de longuíssimo percurso que vai passar por cinco estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro), em mais de 3 mil quilômetros de caminhos e muita natureza.
Para tanto, o Movimento Borandá, além de chamar a todos para ter mais contato com a natureza, conta com parceiros que cooperam nesta iniciativa como a FREPESP que, junto com o Borandá, vem levando esta ideia para as RPPNs e RPPNistas paulistas, bem como público afins que participaram/participam de seus eventos. Como esse, aqui, aqui e esse outro aqui – quando experimentamos Borandá na prática.
Para as redes sociais a FREPESP promoveu a série “Borandá em RPPNs SP” que, a cada semana – no período de 16 de fevereiro a 01 de junho de 2018, trouxe um post ilustrando e contando um pouquinho sobre RPPNs paulistas com o perfil para trilhar…
Juntos, FREPESP e Borandá levaram posts em suas redes chamando a conhecer e “Borandá em RPPNs SP”! Confira, aqui.
______________________________________________________________
Comunicação FREPESP
Ana Celina Tiburcio
Comunicação e Conteúdo Ambiental
Comentários